FIB

Publicação anual do Curso de Agronomia das Faculdades Integradas de Bauru (FIB)
Você não está logado no momento. Efetue login ao lado (Clique aqui para criar uma nova conta)

Curso de Agronomia

Curso de Bacharelado em Agronomia (Engenharia Agronômica) - 5 anos

 
Autorização: Portaria nº 512, de 07 de abril de 2009 – DOU de 08 de abril de 2009. Nota: 5. 
 
Turno de Funcionamento: Noturno com aulas presenciais de segunda à sexta-feira das 19h às 22h40 e diurno aos sábados, das 8h às 11h40.
 
Número de Vagas: 120.
 
O curso
Nos primeiros anos aparecem as matérias das áreas de ciências biológicas e exatas, como biologia, bioquímica, matemática, informática e estatística. Depois o foco passa a ser as disciplinas profissionalizantes, ministradas nas subáreas de engenharia rural, ciência do solo, agricultura e engenharia florestal, entre outras. Boa parte da carga horária é dedicada a aulas práticas em laboratórios e fazendas experimentais.
 
Infra-estrutura
Os estudantesde Agronomia contam com uma moderna infra estrutura de ensino, composta por salas de aula equipadas com recursos de áudiovisual, que garantem a interatividade, além de professores qualificados (Mestres e Doutores) que atuam diretamente na área trazendo ao aluno grande experiência prática e profissional (contato com empresas e setores do ramo agrícola). O curso conta também com laboratórios específicos (informática; desenho técnico e topografia; microscopia; experimentação agrícola; produção vegetal, fertilizantes e sementes), pátio de máquinas agrícolas (trator, pulverizador, distribuidor de calcário e sementes, plantadeira/adubadeira, arado, grade, sulcador, etc..) e área experimental (estufas, pomar, campo de irrigação, agricultura, horticultura, área de apoio ao campo, etc..) dentro do próprio campus da FIB, para realização das aulas práticas e atividades extra sala de aula.

Corpo Docente - Curso de Agronomia FIB

Alexandre Luis da Silva Felipe

Graduado em Engenharia Florestal na Escola Superior de Agricultura "LUIZ DEQUEIROZ" ESALQ-USP (2001), participou do “Programa temático deSilvicultura e Manejo” PTSM/IPEF. Trabalhou em empresas florestais comoInternationalPaperLtda e Lwarcel Celulose e Papel Ltda, Pós-Graduando em Energia na Agricultura na FCA-UNESP. Membro do NÚCLEO DE ENSAIO DE MÁQUINAS E PNEUS AGROFLORESTAIS. Professor Titular da FIB, ministrandoaulas de Topografia.
 
Andrea Maria Antunes 
Possui doutorado em Ciências Biológicas (Botânica) [Botucatu] pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005) e mestrado em Geociências e Meio Ambiente [Rio Claro] pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998). Graduação em Engenharia Agronômica [Botucatu] pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1991). Professora Titular da FIB na disciplina de Fisiologia Vegetal. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Fisiologia Vegetal.
 
 
 
Daniela Cristina Firmino Winckler 
Graduada em Ciências – Habilitação em Biologia pela Universidade Metodista de Piracicaba. Mestrado e Doutorado em Agronomia – Proteção de Plantas pela FCA Unesp de Botucatu. Professora Titular da FIB/Bauru ministrando as disciplinas de Zoologia Agrícola, Entomologia Agrícola, Genética Geral e Pragas Agrícolas. Professora responsável pelas Atividades Complementares do Curso de Agronomia da FIB e Membro do Núcleo de Docentes Estruturantes do Curso de Agronomia da FIB. Docente da Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal de Garça (FAEF), onde ministrou as disciplinas de Biologia Geral, Entomologia I, Genética I e Proteção Florestal I (2008 – 2012).
 
Daniela Polizeli Trafficante
Mestre
 
Delton Amaral 
Graduado em Ciências Habilitação em Química pela USC/Bauru. Pós Graduado em Gestão Ambiental pela UFSCAR. Mestrado em Ciência e Tecnologia de Materiais pela Unesp de Bauru. Doutorando em Ciência e Tecnologia de Materiais. Professor Titular no curso de Agronomia da FIB, ministrando aulas de Química Geral e Inorgânica, Química Orgânica e Química Analítica. Professor Titular no curso de Biomedicina da FIB, ministrando aulas de Química Geral e Inorgânica, Química Orgânica e Biofísica. Colégio Poliedro (Botucatu, Barra Bonita e Jaú) Professor titular das disciplinas Química Orgânica e Química Geral e Inorgânica. Químico responsável pela Vendimiatti e Santos ME LTDA (comércio de Alimentos).
 
 
Diego Cunha Zied 
Graduado em Agronomia na Escola Superior de Agronomia de Paraguaçu Paulista (2003), Especialista em Micologia na Russian Academic of Science (Komarov Botanical Institute), Mestre em Energia na Agricultura (FCA/UNESP) e Doutorado em Energia na Agricultura (FCA/ UNESP), com período no exterior (Universidad de Castilla - La Mancha, Espanha). Atualmente é Professor titular e Coordenador do curso de Agronomia da FIB, ministrando aulas de Microbiologia Agrícola e Fitopatologia. Possui projetos de pesquisas com instituições no Brasil e no mundo como: UFLA (Universidade Federal de Lavras, Brasil), CIES (Centro de Investigación, Experimentación y Servicios del Champiñón, Espanha), Inra (Mycologie et Sécurité des Aliments, França) e Instituto de Investigaciones Biotecnológicas (Argentina). Revisor de Periódicos no Brasil: Acta Scientiarum Agronomy (Maringa, PR) e Brazilian Archives of Biology and Technology (Curitiba, PR), e no mundo: American Society for Horticultural Science (EUA, Pennsylvania),Journal of the Science of Food and Agriculture (EUA, Califórnia),Fungal Genetics and Biology(EUA, Wisconsin), Applied Microbiology and Biotechnology (Alemanha, Münster), Journal of Plant Pathology (Itália, Bari), Journal of Chemical Technology and Biotechnology (Inglaterra, Londres), Scientia Horticulturae (Mission, Canada), entre outros. Editor da revista Journal of Biological Research em Hong Kong (China). Tem experiência na área Agronômica, com ênfase em micologia, produção de cogumelos, compostagem, tratamento de resíduos, utilização de subprodutos na agricultura, manejo de rizóbio e micorrizas, etc.
 
Evandro Pereira Prado

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) campus de Ilha Solteira (2007). Mestrado em agronômia (Proteção de Plantas - 2009) e Doutorado em Agronomia (Proteção de Plantas - 2012) pela Faculdade de Ciências Agronômicas (UNESP) campus de Botucatu. Professor na FIB na disciplina de tecnologia de aplicação de defensivos agrícolas.

Evelize de Fátima Saraiva David 
Graduação em Agronomia na FCA – UNESP-Botucatu. Mestrado e Doutorado em Produção Vegetal/Horticultura da FCA - UNESP- Botucatu. Professora Faculdades Integradas de Bauru (FIB) nas disciplinas: Morfologia Vegetal, Sistemática Vegetal e Biologia celular. Professora Associação Cultural e Educacional de Garça – FAEF nas disciplinas: Fisiologia Vegetal, Produção e Tecnologia de Sementes, Produção Vegetal 1, Produção Vegetal 2 e ICA 2. Professora bolsista: Departamento de Botânica (IB - UNESP, Botucatu) na disciplina de Fisiologia Vegetal. Professora Universidade Nove de Julho - UNINOVE – Botucatu / Bauru nas disciplinas: Biologia I e Citologia. Professora visitante: Faculdade da Região dos Lagos (FERLAGOS, Cabo Frio/RJ) na disciplina: Botânica Econômica.

Fabio Bechelli Tonin
Graduado em Agronomia, com Mestrado e Doutorado em Agronomia na área de Produção Vegetal - Horticultura, todos pela Faculdade de Ciências Agronômicas - FCA da UNESP de Botucatu. Atuação profissional abrangente em atividades relacionadas a ensino, pesquisa, consultoria e assistência técnica. Entre as principais linhas de atuação estão: fitotecnia, produção vegetal em horticultura, agricultura orgânica, nutrição mineral de plantas, tecnologia de aplicação de defensivos e manejo de solos. Professor na Faculdades Integradas de Bauru - FIB no curso de Agronomia, nas disciplinas de Iniciação a Agronomia e Matemática. Professor na Faculdade de Tecnologia de Botucatu - FATEC no curso de Agronegócio, nas disciplinas de Tecnologia de Produção Vegetal II, Agroecologia, Agricultura Orgânica, e Infra-estrutura do Agronegócio. Professor na Faculdade Sudoeste Paulista - FSP de Avaré, ministrando a disciplina de Forragicultura para o curso de Medicina Veterinária e as disciplinas de Geologia e Mecânica dos Solos para o curso de Engenharia Civil.

Julio Romeiro
Doutor

Luiz Antonio Trombini 
Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Mestrado em Design (Ergonomia) – Levantamento Ergonômico em Laboratórios de Informática de Escolas Públicas de Bauru, na Unesp – campus Bauru. Professor titular no IESB (Instituto de Ensino Superior de Bauru) desde 2002, ministrando disciplinas como Hipermídia, Desenho Técnico, Projeto de Produto e Design de Interiores. Fui Professor temporário no Senac – Bauru, na disciplina de Ergonomia. Professor titular da FIB (Faculdades Integradas de Bauru) desde 2010, no curso de Agronomia, ministrando disciplinas como Desenho Técnico e Informática aplicada a Agronomia e no curso de Engenharia Elétrica e Engenharia Civil desta mesma Instituição, ministrando a disciplina de Desenho Técnico. Trabalho como Assistente de Informática II na Unesp – Campus de Bauru desde 1984.

Luiz Vitor Sanchez
Mestre

Marlene Maria Gallo
Graduada em Letras – Português/Inglês pela UNIFAI, São Paulo. Mestrado em Comunicação, especialização em Línguas Portuguesa e Inglesa. Professora da FIB/Bauru, ministra as disciplinas de Técnicas de Comunicação e Expressão (TCE) e Métodos e Técnicas de Pesquisa (MTP) no curso de Agronomia; Língua Portuguesa no curso de Publicidade e Propaganda e Técnicas de Comunicação e Expressão nos cursos de Administração de Empresas, Ciências Contábeis, Educação Física e Gestão em RH. Coordenadora das Atividades Acadêmicas Complementares do curso de Administração de Empresas e membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Publicidade e Propaganda. Foi docente da Universidade Paulista (UNIP), com a disciplina Comunicação e Expressão nos cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo (2005) e da Instituição Toledo de Ensino (ITE) Bauru e Botucatu, com a disciplina Comunicação Empresarial, nos cursos de Administração, Comércio Exterior e Ciências Aeronáuticas (2006/07 e 2009).

Marcelo Rondon Bezerra
Graduado em Agronomia e Mestre em Sistemas de Produção pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira - FEIS - UNESP. Foi Egresso da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO - PR, no programa de extensão e cultura Universidade sem Fronteiras, trabalhou na Cooperativa Agrária Agroindustrial, ministrou aulas para turmas de Administração e Engenharia Agronômica na Faculdade Campo Real em Guarapuava - PR e como engenheiro agrônomo no Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural - EMATER em Pinhão - PR. Atualmente trabalha no SEBRAE SP como Consultor de Agronegócios e Professor de Extensão Rural na FIB – Bauru.

Reni Saath 
Doutorado em Agronomia (Energia na Agricultura) pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP/FCA, Campus de Botucatu/SP (2010) e Mestrado em Engenharia Agrícola (Processamento de Produtos Agrícolas) pela Universidade Federal de Lavras – UFLA, Lavras/MG (2007). Graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Lavras – UFLA (2005). Docente Titular do curso de Agronomia da FIB, ministrando aula na disciplina de Climatologia Agrícola e Construções Rurais. Pesquisadora (PNPD) no Centro de Análise e Pesquisa Tecnológica do Agronegócio do Café "Alcides Carvalho" do Instituto Agronômico de Campinas – IAC, Campinas/SP.

Rodrigo Domingues Barbosa 
Graduado em Agronomia com Mestrado e Doutorado em Irrigação e Drenagem pela FCA Unesp de Botucatu-SP. Professor Titular da FIB na disciplina de Solos. Professor da Faculdade Educacional do Vale do Jurumirim à dois anos, ministrando aulas no curso de Agronomia nas disciplinas de Geologia, Solos, Hidráulica, Fertilidade, Irrigação, Nutrição Mineral de Plantas, Olericultura e Fruticultura. Agrônomo Responsável pela Comercial Agrícola Centro Oeste de Botucatu. Agrônomo Responsável pelo Colégio Santa Marcelina de Botucatu.

 

Samir Paulo Jasper
Graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC). Mestrado e Doutorado em Agronomia pelo Programa de Pós-Graduação Energia na Agricultura pertencente a Universidade Estadual Paulista (UNESP) Campus de Botucatu. Professor Titular das Faculdades Integradas de Bauru (FIB) ministrando as disciplinas de Mecânica e Máquinas Agrícolas, Mecanização Agrícola, Economia Rural e Planejamento Agrícola. Professor idealizador e organizador da Feira do Empreendedor Rural (FER) realizada por esta instituição.

 Tales Manoel Lima Vialogo
Graduado em Direito pela UNIP - Universidade Paulista, de Bauru-SP; Especialista em Direito Empresarial com ênfase em Direito do Trabalho pela Instituição Toledo de Ensino de Bauru-SP; Mestre em Direito pela Instituição Toledo de Ensino de Bauru-SP. Professor titular dos cursos de Direito, Administração de Empresas, Pós Graduação em Gestão de Pessoas e Agronomia pelas Faculdades Integradas de Bauru-SP. Consultor jurídico, advogado e palestrante nas áreas de Direito dó Trabalho, Direito Ambiental, Código Florestal e Direito Agrário.

Valter Luis Barbosa 
Doutor em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, ano de 2006. Mestre em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, Bauru, ano de 1996. Graduado em Geografia pela Universidade do Sagrado Coração - USC, (1989). Atualmente é professor titular da Faculdades Integradas de Bauru – FIB. Atualmente é professor titular nas disciplinas de Ecologia e Meio Ambiente e Manejo e Conservação do Solo e Água no curso de Engenharia Agronômica. Disciplinas ministradas: Metodologia do Trabalho Científico e Gestão Ambiental.

Willian Bucker Moraes

Engenheiro Agrônomo pelo Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Espírito Santo (CCA/UFES) (2007), Mestre em Produção Vegetal (Fitopatologia) (CCA/UFES) (2009), Doutorando em Proteção de Plantas pela Faculdade de Ciências Agronômicas - FCA/UNESP - Campus de Botucatu (Atual). Atualmente é Professor Titular da FIB/Bauru ministrando a disciplina de Horticultura Geral. Professor Titular II da Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal (FAEF-Garça/SP), sendo responsável pelas disciplinas Fitopatologia, Manejo Integrado de Doenças de Plantas, Patologia Florestal e Microbiologia. Pesquisador e Consultor da empresa SILVICONTROL. Atua principalmente nos seguintes temas: Epidemiologia, Manejo Integrado de Doenças de Plantas, Defesa Fitossanitária, Horticultura, Silvicultura e Viveiro.

Última Edição

Volume 1, Ano 1, 2013 de Setembro 2013

Volume 1, Ano 1, 2013

Setembro 2013

Sumário

Apresentação

Artigos

Texto legal, descrição dos termos gerais que regem o site. FIB 2013. Todos os direitos reservados.